quarta-feira, 12 de junho de 2013

O QUE É PALINOLOGIA?

Nome proposto por Hyde e Williams, alergologistas responsáveis no diagnóstico de doenças alérgicas. A palinologia compreende um ramo da botânica que estuda os grãos de pólen, esporos, suas formas de dispersão e aplicações.Estudos palinológicos fornecem uma gama de informações sobre diversificados campos científicos, tais como: taxonomia, ciência forense, diagnóstico de alergias, estudo na evolução histórica da vegetação, entre outros.
Responsáveis pela reprodução e perpetuação da espécie, os grãos de pólen são estruturas diminutas das plantas fanerógamas que transportam as células reprodutoras masculinas. No ramo da palinotaxonomia, cada grupo estudado pode ser diferenciado por uma denominação específica, esta baseada na análise e comparaçãodos aspectos morfológicos de um grão em relação ao outro.
Esporos, por sua vez, são comumente relacionados a estruturas produzidas por briófitas, pteridófitas, algas e fungos. Responsáveis pela reprodução e distribuição dos organismos, se assemelham aos grãos de pólen por seremconstituídos de esporopolenina e apresentaremornamentações morfológicas características.

Atualmente, a palinologia vem sendo adotada também como ferramenta de reconstrução ambiental de áreas degradas. Por apresentarem estruturasespecíficas e resistentesàs intempéries ambientais, os grãos de pólen e esporos fornecem informações necessárias e precisas das espécies que eram nativas da região, possibilitando assim a reconstrução da mesma.

Wildio Ikaro




Licença Creative Commons
O trabalho O QUE É PALINOLOGIA? de Wildio Ikaro foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário