quarta-feira, 29 de maio de 2013



Fui mordido: Sigo o conhecimento popular ou o conhecimento científico?

 
                                                                                                                                                             Cascavel

Sempre que conversamos com pessoas que vivemem zonas rurais, elas possuem muitas histórias para contar. Muitas dessas histórias são de crenças e lendas da região, as quais possuem um personagem que assombra aquela comunidade, algumas falam de lobisomens, outras de pessoas que se transformam em animais, dentre outras. Mas uma história que é marcante e que mexe com o imaginário das pessoas é ligada as serpentes, em todas regiões do país existe uma ou mais crenças sobre esses seres.
    Muitas pessoas acreditam que suas cidades são construídas sobre uma serpente gigante, que sua calda fica embaixo da igreja e a cabeça em um corpo d´água próximo a cidade, sendo que a mesma se encontra adormecida, outras falam sobre cobras com venenos poderosíssimos que quem é picado, não sobrevive.
     A maioria dessas crenças tem levado esses cidadãos a tomarem atitudes equivocadas quando alguém é picado por esses animais. Muitos indicam várias simpatias como: tomar cachaça, passar limão na picada, amarrar a perna na região sobre a picada para o veneno não se espalhar e acabam por vezes piorando o estado da vítima.
Sabemos que existem várias espécies de serpentes e que nem todas elas são venenosas, por isso, que muitas vezes essas simpatias dão certo, pois a vítima foi picada por uma serpente não venenosa e acaba não tendo nenhum efeito e os mesmos por não saberem dessa informação, acreditam que foi por causa do remédio indicado ou da simpatia.   Devido a isso, acabam indicando para outras pessoas os prováveis remédios, que muitas das vezes são inúteis para outras pessoas, podendo até causar a morte dessas por picada de cobra, pelo simples fato de não ter sido tomada as devidas ações.
Então, quais os procedimentos corretos que devem ser tomados por essas pessoas? Ao ser picado por uma serpente, o indivíduo deve procurar ficar calmo e fazer pouco esforço, enquanto isso, deve se dirigir ao hospital mais próximo e tentar explicar ao médico que tipo de cobra o picou, ou levá-la junto em um recipiente, para que o médico identifique- a e utilize o soro mais eficiente para aquele tipo de veneno.
O efeito do veneno de cada cobra é diferente de um grupo para outro, sendo que algumas possuem um tipo de veneno que afeta o sistema nervoso, outro tipo ataca os tecidos, levando a morte dos mesmos (necrose) e assim por diante. Também se faz necessário o maior número de detalhes possíveis sobre o ocorrido, para que o tratamento seja o mais eficaz. Caso nenhuma característica do animal tenha sido percebida, por estar escuro ou por ele está escondido, não significa que seus dias estão contados, a um outro tipo de soro geral utilizado nesses casos de pouca informação sobre o ocorrido e que reduzirá os riscos de danos a saúde.
O conhecimento popular é incrível. Há uma grande diversidade de simpatias que servem para tratar várias doenças ou amenizá-las, através do uso de plantas e animais, muitas delas realmente tem sua eficácia comprovada em pesquisas científicas, mas no caso das serpentes, não existe um remédio, a saída para evitar a perda da vida por um acidente ofídico é única e exclusivamente, através do uso do soro ou da prevenção desses acidentes.

                                                                                                                             
                                                                                                           Jefferson Oliveira 

Licença Creative Commons
Fui mordido: Sigo o conhecimento popular ou o conhecimento científico? de Jefferson Oliveira é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário