quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

VESPAS E SUAS INTERAÇÕES ECOLÓGICAS



Popularmente conhecidas como “marimbondos” ou facilmente confundidas com abelhas e até como besouros devido ao som propagado por suas asas, as vespas são um dos principais representantes da ordem himenóptera. Juntamente com formigas e abelhas, elas dão origem a uma das maiores ordens dentre a classe dos insetos. Esta inclui uma impressionante diversidade de formas, tamanhos e padrões comportamentais.Vale destacar os padrões: sociais, solitários e parasíticos.
Assim como o próprio nome sugere, as vespas socias possuem um elaborado grau de socialização e padrões complexos de arquitetura em seus ninhos, sem falar na grandiosa diversidade de relações ecológicas desenvolvidas em quase todos os ecossistemas terrestres. Desempenham um importante papel agroecológico por atuarem como agentes polinizadores de alguns vegetais e por serem exímios predadores de larvas de possíveis pragas como: larvas de lepidópteros e de outros insetos. Estas são destinadas a ovoposição e desenvolvimento futuro de novos vespídeos para a colônia.
Sem o elevado grau de complexidade em seus ninhos e ausência de padrões sociais, as vespas solitárias geralmente nidificamem orifícios e saliências naturais ou, de forma isolada e diminuta, em diversificados tipos de substratos. Algumas apresentam um importante papel no controle de aracnídeos do ambiente, por esse fato estas são também conhecidas como vespas caçadoras de aranhas, ou “vespas tarântulas”, sendo estes receptáculos e fontes de alimento para sua prole.
As vespas parasitas, por sua vez, representam um ramo das vespas com caráter solitário, algumas são facilmente identificadas devido ao avantajado ovopositor ao término do seu abdômen, esta estrutura, assim como das demais vespas, pode atuar como inoculador de toxinas ou como o próprio nome condiz, está relacionado à postura de ovos. Ao selecionar uma presa, a parasita injeta uma poderosa toxina que pode causar paralisia, ou até mesmo controlar os movimentos de suas vítimas. Seus ovos são depositados no interior dos organismos coletados, sejam eles outros artrópodes ou até mesmo estruturas vegetais que futuramente serão consumidos por larvas do seu predador. 
Vale destacar que os vespídeos na fase adulta, por serem indivíduos nectarívoros e polinívoros, não se alimentam de nenhuma de suas vítimas, todos os organismos capturados são fonte exclusiva de alimento para suas larvas. Os imaturos possuem distintos hábitos alimentares e desempenham diferentes relações ecológicas em relação aos dos seus progenitores.  


WILDIO IKARO DA GRAÇA SANTOS


  Licença Creative Commons
O trabalho VESPAS E SUAS INTERAÇÕES ECOLÓGICAS de WILDIO IKARO DA GRAÇA SANTOS foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.

Um comentário: