terça-feira, 30 de outubro de 2012

O mito da perfeição

Por: Iris Rianne
Os meios de comunicação exercem influência sobre as pessoas, especialmente nos jovens por estarem em processo de construção de sua personalidade. Esse fato interfere na forma de pensar e se relacionar com outras pessoas, comoem determinados assuntos: o culto à beleza,através de um cuidado exagerado ao corpo, isso como se houvesse um modelo perfeito a ser seguido.
De acordo com discussões vistas em vários noticiários e outros meios, o Brasil é o país que apresenta o maior número de lipoaspiração do mundo, sem contar que as cirurgias plásticas têm crescido principalmente entre os jovens, em especial com implantes de silicones, tanto em homens como mulheres.
O culto exagerado ao corpo tem trazido problemas como bulimia, anorexia, vigorexia, entre outros, que estão relacionados com problemas psicológicos. Os indivíduos nunca ficam satisfeitos com o corpo que possuem, apesar de que muitas vezes apresentam Índice de Massa Corpórea (é uma medida internacional usada para calcular se uma pessoa está no peso ideal) abaixo do normal. Calcule seu IMC:
IMC = massa (kg) / Altura x Altura ,
por exemplo pessoa com 62 quilogramas de massa e 1,61 metros de altura, teremos:
       IMC = 62 kg / 1,61m x 1,61m = 23,9 kg/m²
O resultado é comparado com a tabela abaixo, divulgada pela Associação Brasileira para estudo de obesidade e síndrome metabólica, que indica o grau de obesidade do indivíduo:
Categoria
IMC
Peso Saudável equivale
ao peso Normal.
Abaixo do peso
Abaixo de 18,5
Peso normal
18,5 - 24,9
Sobrepeso
25,0 - 29,9
Obesidade Grau I
30,0 - 34,9
Obesidade Grau II
35,0 - 39,9
Obesidade Grau III
40,0 e acima
Figura 1: Tabela disponível em http://www.abeso.org.br/calcule-seu-imc.shtml.
Tal situação exemplificada acima está em condições normais de saúde no que se refere ao peso, entretanto cabe destacar que este cálculo serve apenas como indicativo, pois cada pessoa possui diferenças em seu organismo. Então nada melhor do que ir até um médico e verificar como anda a sua saúde.
Estas pessoas que apresentam anorexia e bulimianormalmente acham que estão acima do peso e para perder tais quilos a mais provocam vômitos, ingerem laxantes e diuréticos, a fim de ficarem mais “belas (os)”, entretanto atitudes como estas podem trazer consequências graves como doenças gastrointestinais e até mesmo levar à morte.A vigorexia, por sua vez, causa um transtorno no qual a pessoa tende a fazer exercícios continuamente até obter um corpo mais definido, muitas vezes até ingerindo medicamentos de uso veterinário para ficar com os músculos bem definidos.  
Essa ideia da perfeição pode ser evidenciada em momentos históricos como o genocídio cometido pelos nazistas, que acreditando ser a raça pura (perfeita) se acharam no direito de perseguirem outros povos.
Dessa forma, é imprescindível acabar com tal mito da perfeição corporal. É preciso entender e nos perguntar quem e como é o ser humano perfeito. Será que existe ou existiu, enfim cada indivíduo possui seus pontos positivos e negativos, erros e acertos e as diferenças entre cada um nos permitem ser únicos. Então cabe a cada pessoa desenvolver a autoestima para que se reconheça como indivíduo único e especial e que a beleza vai além de uma aparência externa.

Licença Creative Commons
O trabalho O mito da perfeição de Iris Rianne foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário