quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Quer se comunicar com o Jornal Ciência Já? Mande um email para Cienciaja@outlook.com

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

O que sabemos a respeito dos fungos?

Por Iúri Acksel

Os fungos são organismos heterótrofos, ou seja, não fabricam seu próprio alimento. São capazes de proliferar-se nos mais diversos tipos de ambientes incluindo temperaturas extremas entre -0,6 °C e 60°C. Assim como os vegetais, os fungos são sésseis, ou seja, ficam imóveis fixos ao substrato. Estes indivíduos podem colonizar plantações e assim reduzir o valor nutricional dos alimentos, causando assim prejuízos financeiros ao homem.  Reproduzem-se sexuadamente e de forma assexuada.
Os fungos são muito úteis na fabricação de medicamentos como a penicilina e a ciclosporina e também na indústria alimentícia, onde são usados na fermentação de pães, cervejas e vinhos. Outra característica importante dos fungos é a capacidade de ciclar nutrientes em um meio natural, atuando na decomposição da matéria orgânica, seja ela vegetal ou animal.  Aqueles que se alimentam de matéria orgânica em decomposição, são ditos sapróbios, aqueles que retiram seus nutrientes de organismos vivos são chamados de parasitas e no caso dos liquens, os fungos são chamados de simbiontes. Você já parou para observar o que acontece quando uma árvore morre? Qual o papel dos fungos na decomposição? O que é e como ocorre a retroalimentação?

Figura 1 Madeira sendo colonizada por fungos sapróbios


Além dos insetos e bactérias, os fungos agem de forma contundente na colonização e degradação da matéria orgânica no ambiente natural. Observemos na figura acima um exemplo claro disso, onde pequenos fungos crescem e se proliferam sobre o pedaço de madeira. Esse processo é de fundamental importância no equilíbrio ambiental, pois durante a decomposição os nutrientes são devolvidos ao sistema podendo ser reutilizados na síntese de outras formas de vida.
O que foi descrito anteriormente pode ser definido como retroalimentação, ou seja, à medida que os fungos atuam na degradação do seu substrato eles lançam enzimas digestivas que quebram o alimento, boa parte é absorvida por esses indivíduos sapróbios outra parte é absorvida pelo solo sendo assim reincorporada ao sistema biológico.

Bibliografia:

  1. http://www.cb.ufrn.br/atlasvirtual/fungos.htm
  2. http://www.enq.ufsc.br/labs/probio/disc_eng_bioq/trabalhos_pos2003/const_microorg/fungos.htm

Licença Creative Commons
O trabalho O que sabemos a respeito dos fungos? de Iúri Acksel Santos de Jesus foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada.